SPADER EMPREENDIMENTOS LTDA.

Diferenças entre os tipos de tinta: entenda!

Quando pensamos em tintas, automaticamente imaginamos diversas cores. Entretanto, dar vida e beleza aos ambientes não é a única função e aplicação delas. Antes de comprar qualquer produto e escolhê-lo sem critério algum, você precisa entender a diferença entre elas. Separamos os tipos mais comuns de tintas utilizados em obras e reformas.

 

TINTA ACRÍLICA

Além de secar rapidamente, esse produto é um ótimo impermeabilizante, tornando-o ideal para ambientes úmidos. Sem alterar a aparência e durabilidade, a tinta acrílica pode ser aplicada na cozinha, lavabo, lavanderia ou varanda. Além da utilização interna, essa tinta é a mais indicada para pinturas externas. 

Fonte: Freepik

 

TINTA LÁTEX (PVA)

Por ter sua base solúvel em água, esse tipo de tinta deve ser utilizado somente em ambientes internos, que não tenham contato direto com a água e o sol. Neste caso, a limpeza deve ser realizada com um pano úmido. Apesar de não ser tão resistente, a secagem é rápida e o cheiro pós-pintura é bem suave. 

Fonte: Freepik

 

TINTA ESMALTE

Chamado também de esmalte sintético, a tinta geralmente é utilizada na pintura de metal e madeira. Este produto age como uma película protetora, por isso, é utilizada em portas, janelas, cercas e corrimãos. Apesar de seus pontos positivos, a tinta exala cheiro muito forte e a secagem é lenta. 

Fonte: Freepik

 

VERNIZ

Este produto não é considerado uma tinta, mas é capaz de renovar e realçar a madeira. Normalmente, esse líquido é utilizado em portas, mobílias, escadas e decks, mas também pode ser aplicado em superfícies como concreto, ardósia, pedra e tijolo. O verniz é indicado para ambientes internos e externos, pois é capaz de criar uma película protetora contra insetos e fungos, além de ser muito resiste ao sol e chuva.

Fonte: Freepik

Esses são apenas quatro tipos de tinta, sem citar suas variações de valores e aspectos físicos. Mesmo após entender um pouco mais sobre o assunto, o conhecimento não dispensa o auxilio e trabalho de um profissional. Pois, realizar a pintura também exige técnica e cuidados especiais.