SPADER EMPREENDIMENTOS LTDA.

Como limpar a piscina corretamente

Domingo à tarde, solzão de 34°, crianças cheias de energia e adultos precisando relaxar. Você tira a lona improvisada de cima da piscina e adivinha? A água está verde, suja, turva e dependendo da região, pode haver até alguns sapos vivendo nela!

Fonte: Freepik

Infelizmente, a diversão vai ter que ficar para o próximo fim de semana, pois a limpeza e tratamento da água exige produtos e acessórios adequados, tempo livre, dedicação e paciência.

Por isso, separamos alguns passos fundamentais para deixar sua piscina com a água cristalina e totalmente limpa! Mas antes de tudo, organiza-se e adquira todos os produtos necessários para a manutenção. Então, vamos lá! 

Fonte: Freepik

A primeira etapa é varrer e retirar todas a folhas, galhos e insetos mortos no entorno da piscina. Isso mesmo, todo o deck ou quintal precisa estar limpinho!

Antes de partir para o próximo passo, desligue o sistema de filtração. Feito isso, é preciso limpar a coadeira, conhecida também como skimmer. Esse filtro pode ser identificado facilmente na borda da piscina. Manualmente, limpe-o bem e retire todas as sujeirinhas.

A terceira e quarta etapa são as mais comuns. Peneire todas as folhas e insetos da superfície da água e escove todo o revestimento interno da piscina. Sabe quando os azulejos ficam escorregadios? Isso ocorre pelo acúmulo de gordura, decorrente do uso de protetor solar ou até mesmo pelo suor corporal. 

O quinto e último passo, é a aspiração dos resíduos no fundo da piscina. Caso a água esteja muito turva, utilize o floculante e clarificante, para que a sujeira decante até a base. Aguarde o tempo indicado no rótulo do produto e inicie o processo de aspiração com o aparelho próprio para essa função. 

Fonte: Freepik

A cor esverdeada e meio esbranquiçada ocorre pela proliferação de algas e alteração no pH da água. Neste caso, indicamos que um especialista, em uma loja de artigos para piscina, lhe oriente sobre quais produtos usar e a quantidade adequada de acordo com o volume de água. 

E o mais importante de tudo: instale uma lona com boa vedação e na época de uso, realize a manutenção e limpeza frequentemente.