SPADER EMPREENDIMENTOS LTDA.

Síndico: quais as funções no condomínio?

Os síndicos desempenham um papel crucial na representação e na organização da gestão e manutenção do condomínio. Sua função é vital, já que são responsáveis por lidar com as questões administrativas do edifício.

 

Créditos: Freepik.

Geralmente, são escolhidos através de assembleias gerais, quando também são estabelecidas a duração da sua atuação e o valor do salário, quando há. 

Uma de suas principais responsabilidades é zelar pela segurança e pela conservação dos espaços comuns dos prédios residenciais. Isso inclui a contratação de serviços de limpeza, de segurança e de reparos necessários. Também se encarregam de fiscalizar o cumprimento das normas internas, garantindo que todos os moradores as respeitem.

Administrar a questão da inadimplência e controlar os gastos também os compete, pagando funcionários e taxas e sempre as deixando em dia. 

Créditos: Freepik.

Desempenham papel fundamental na hora de mediar conflitos, resolvendo problemas do cotidiano e assegurando o bom convívio entre os residentes.

Em suma, é essencial que a pessoa encarregada por essa função seja organizada, comprometida e conheça as leis e regulamentos que regem os loteamentos. Com suas diversas tarefas, o sindicante é a peça chave para viver em um ambiente seguro, organizado e agradável para todos os condôminos.