30 de janeiro de 2018

Nostalgia boa! – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


A história das histórias em quadrinhos, tal qual como conhecemos hoje, é bastante antiga. Quando as revistas e jornais se tornaram populares, as tirinhas que apareciam entre suas seções, normalmente humorísticas, começaram a ganhar o gosto dos leitores. De lá para cá, as comics (como são chamadas nos EUA), ou gibis (como foram batizadas no Brasil – e hoje também conhecidas pela sigla HQ), cresceram e se tornaram muito diversas. 
No dia 30 de janeiro comemoramos o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, e decidimos homenagear as histórias brasileiras fazendo uma lista dos gibis de maior sucesso. Vamos relembrar?

Aventuras de Nhô-Quim
Talvez possa não ser a história em quadrinhos mais conhecida, mas certamente é uma das mais importantes, afinal, foi a primeira HQ brasileira. Sua primeira edição foi publicada em 30 de janeiro de 1869, marcando a data que é comemorada hoje. Foi criada pelo autor Ângelo Agostini e contava a saga de um jovem caipira que faz uma visita à corte do Rio de Janeiro. 

Revistas Ebal
A Ebal foi uma importante editora brasileira de revistas em quadrinhos, responsável por fazer o gênero ficar ainda mais popular em território nacional e por traduzir as histórias dos super-heróis da Marvel e da DC Comics, além de algumas histórias da Disney, como Tarzan. A editora operou até 1995.

Menino Maluquinho e A Turma do Pererê
Outro desenhista que ajudou a difundir a arte dos quadrinhos no Brasil foi Ziraldo, criador do simpático Menino Maluquinho. No ano de 1960, o autor lançou a revista em quadrinhos “A Turma do Pererê”, que foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil.

Turma da Mônica
Quem não leu as histórias das crianças da Turma da Mônica quando criança? Criada por Mauricio de Sousa, em 1959, os gibis fizeram tanto sucesso que chegaram a alcançar uma fatia de 86% do mercado nacional. E o sucesso não é só aqui: a turma também tem sua participação em 40 países, sendo traduzida para 14 idiomas.

Gostou de relembrar alguns clássicos? Conte nos comentários a sua HQ favorita!

CONTATO

Rua Jacob Ely, 498 | Sala 04 | Garibaldi, RS 54 3462.1108 (54) 9 9990 1108 contato@spader.eng.br