04 de setembro de 2018

Descarte correto de resíduos


Se engana quem pensa que lixo é apenas lixo. Ele é valioso e muito. O descarte correto dos materiais, além de ajudar na preservação do nosso meio ambiente é uma fonte de renda e empregos para milhares de pessoas no país. Estima-se que com o desperdício de materiais não-reciclados no Brasil, o valor em potencial jogado fora passa dos R$ 200 milhões. Vamos fazer nossa parte e pensar consciente na hora de se desfazer do que já não é mais útil.  
O descarte dos resíduos mais básicos podem ser separados e destinados ao recolhimento municipal ou às cooperativas. Informe-se na Prefeitura da sua cidade para saber como é o Projeto de Reciclagem deles. 


Pilhas e baterias: as pilhas e baterias são alguns dos materiais mais agressivos, pois tem na sua composição metais tóxicos perigosos à saúde e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco e níquel. Para se ter uma ideia, uma pilha descartada irregularmente pode contaminar até 20 mil litros de água e o seu tempo de decomposição é praticamente infinito. Hoje em dia, muitos edifícios também montam caixas de recolhimento para que os moradores possam ir colocando suas pilhas e baterias descartadas e o responsável fica encarregado de levar ao ponto de coleta mais próximo.

Remédios: em contato com a água, um remédio vencido pode até se transformar em um produto letal, dependendo da substância que levam em sua fórmula. Algumas farmácias têm caixas para coleta de remédios. Mas se ficar na dúvida, procure a Vigilância Sanitária. 

Óleo: o óleo de cozinha usado é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir até um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida. Para descartá-lo de forma correta, a orientação é de guardar o óleo usado em garrafas PET e fazer o descarte em locais especializados. 

Telefones úteis: 
Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: 54 3055-7100
Prefeitura Municipal de Garibaldi: 54 3463-8200

CONTATO

Rua Jacob Ely, 498 | Sala 04 | Garibaldi, RS 54 3462.1108 (54) 9 9990 1108 contato@spader.eng.br