Como decorar quarto de crianças e adolescentes?


Decorar o quarto de crianças e adolescentes requer bastante criatividade, já que o ambiente deve ser lúdico e favorável ao seu desenvolvimento, refletindo sempre o gosto da criança. 
Para tornar essa atividade mais fácil, uma dica é planejar a decoração em conjunto com os pequenos, já que assim você saberá exatamente do que eles gostam e eles se sentirão mais úteis em ajudar.


Dica #1: pisos e paredes
Um quarto de criança precisa passar segurança e conforto. Por isso, escolha pisos que não sejam escorregadios. Se você for inserir tapetes, se assegure de estes fiquem firmes no chão, evitando escorregões. Uma dica é investir em antiderrapantes ou em tapetes de EVA, especialmente para crianças menores.
Para as paredes: cores! Não tenha medo de deixar o local colorido e divertido, sempre a gosto dos pequenos. Pergunte qual é sua cor favorita e a use como cor principal na decoração. Pintar um canto da parede com tinta de lousa cria um espaço para escrever, desenhar, pintar e soltar a criatividade.

Dica #2: método Montessori
Em alta nos projetos de arquitetura e interiores, o método Montessori incentiva que a criança comece desde cedo a criar um senso de autonomia e independência, fazendo do ambiente seu espaço de descoberta. Mas, como você pode fazer isso?
Estimule a independência do seu pequeno colocando objetos em locais que ele possa alcançar. Podem ser seus brinquedos, livros e até mesmo aquelas roupas que ele costuma usar com mais frequência. A cama na altura da criança também serve como estímulo para que ela aprenda a subir e descer sozinha.

Dica #3: cantinho dos estudos
Na adolescência, o quarto costuma se transformar em um refúgio para as horas de lazer e também para a execução dos deveres de casa. Mas, para estes momentos serem bem aproveitados, coloque uma mesa de estudos ou escrivaninha com objetos divertidos para incentivar a realização das tarefas. Se o adolescente tiver outros interesses, como o desenho, opte por uma mesa espaçosa e compre equipamentos para incentivar a descoberta dos seus talentos.

Dica #4: segurança
Após pensar em todos os atrativos que você irá inserir no quarto da criança, é hora de pensar em como deixar este espaço o mais seguro possível. Procure evitar móveis com quinas, preferindo os modelos arredondados. Tape as tomadas ou deixe-as o mais escondido possível, se possível atrás de móveis. Por fim, evite prateleiras altas para tirar a tentação dos pequenos de subir.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

CONTATO

Rua Jacob Ely, 498 | Sala 04 | Garibaldi, RS 54 3462.1108 (54) 9 9990 1108 contato@spader.eng.br