23 de agosto de 2017

Bruschettas: 8 formar de fazer


As bruschettas são um antepasto de origem italiana, e servem como um ótimo petisco ou entrada. Originalmente feitas com pão italiano, leva somente alho, tomate e manjericão no seu preparo. Mas, tudo que é bom precisa ser copiado e incrementado. Por isso, muita gente andou inventando modos diferentes de preparar essa receita, adicionando outros ingredientes. Vamos ver alguns deles?


1. A tradicional
Não se pode apresentar outras modalidades de bruschetta sem antes mostrar a original, não é mesmo?

Você usará: pão italiano, manjericão, azeite, alho, sal e pimenta-do-reino.
Como fazer: corte o pão em fatias (do tamanho que quiser) e esfregue um pedaço de alho em cada uma, de ambos os lados. Leve para dourar em fogo baixo no forno ou na frigideira. Retire as fatias, vire-as e coloque por cima uma mistura de tomate picado, manjericão, azeite, pimenta do reino e uma pitada de sal. Leve ao forno por cinco minutos, sempre atento para não queimar.


2. Com queijo
Prepare do mesmo jeito que a tradicional, mas na mistura coloque pedacinhos de queijo (pode ser muçarela, brie, gorgonzola ou até parmesão ralado grosso). O queijo irá esquentar na hora que você levar as bruschettas ao fogo pela segunda vez, ficando superdelicioso.

Crédito: Blog Pitadinha

3. De abobrinha, azeitona e muçarela

Você usará: pão italiano, abobrinha picada em cubinhos, tomate sem sementes picado em cubinhos, azeitonas picadas, queijo muçarela picado ou ralado, azeite, alho, sal e pimenta-do-reino.
Como fazer: à parte do pão, misture todos os ingredientes (menos o alho). Prepare os pães do mesmo jeito que a receita tradicional. Na hora que as fatias dourarem, cubra com essa mistura e leve ao forno, retirando quando o queijo começar a derreter.

Crédito: Blog Figos e Funghis

4. De cogumelos
Aqui, o topping irá mudar completamente. 

Você usará (para o topping): uma porção pequena de cogumelos limpos e cortados (pode ser do tipo que você preferir – paris, shitake, shimeji, ou um mix de vários), molho de tomate caseiro, mix de ervas frescas (manjericão, salsinha e alecrim), azeite, sal e pimenta-do-reino.
Como fazer: em uma frigideira, salteie os cogumelos com as ervas no azeite e tempere-os com pimenta e sal a gosto. Siga a receita tradicional das bruschettas e, na hora de rechear, espalhe uma camada fina de molho de tomate nas fatias de pão. Coloque em cima os cogumelos salteados e já sirva (sem voltar ao forno). Dica: pingue por cima umas gotinhas de limão siciliano.

Crédito: Blog Cozinha Travessa

5. De pepperoni e champignon

Você usará (para o topping): pepperoni fatiado, champignon fatiado, azeitonas pretas picadas, mix de ervas, muçarela ralada, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Como fazer: siga a receita tradicional até dourar as fatias de pão. Retire-as do forno ou frigideira e adicione, em camadas, a muçarela, uma fatia de pepperoni, os champignons e as azeitonas. Finalize com azeite e o mix de ervas e leve ao forno até o queijo derreter.


6. De creme de queijo e azeitonas pretas

Você usará (para o topping): azeitonas pretas picadas, creme de ricota, 1 colher (sopa) de suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Como fazer: siga a receita tradicional até dourar os pães. Faça uma mistura com o creme de ricota, o suco de limão, um pouco de azeite, sal e pimenta a gosto. Ao retirar os pães do forno ou da frigideira, passe uma camada desse creme e finalize com as azeitonas picadas. Sirva imediatamente (sem levar de volta ao forno). Decore com uma folha de manjericão.

Crédito: Destemperados

7. De gorgonzola com cebola caramelada

Você usará (para o topping): queijo gorgonzola cortado em cubos, cebola fatiada, açúcar, manteiga sem sal, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Como fazer: refogue as fatias de cebola com a manteiga em uma frigideira, temperando com sal e pimenta. Reserve. Na mesma frigideira, derreta o açúcar e faça um caramelo claro. Junte a cebola e mexa bem.
Siga a receita tradicional até os pães dourarem. Ao tirar do forno ou da frigideira, coloque o queijo gorgonzola e a cebola caramelada. Leve ao forno para derreter o queijo.

Crédito: Blog Lazz Gourmet

8. De queijo brie com presunto parma e pêra

Você usará (para o topping): presunto parma, queijo brie, lascas de pêra, vinagre balsâmico e azeite.

Como fazer: siga a receita tradicional até dourar os pães. Retire-os, regue com um pouco de azeite, e coloque em cima as fatias de brie, levando ao forno outra vez para que derreta (com cuidado para não queimar). Depois, retire novamente e adicione uma fatia de presunto parma, lascas de pêra e umas gotinhas de balsâmico. Sirva imediatamente.

Dicas: 
- O pão italiano pode ser substituído por outro tipo, como o ciabatta. O importante é que seja um pão firme e cascudo.
- As quantidades dos ingredientes irão variar, dependendo de quantas bruschettas você quiser fazer e da sua preferência por alguns ingredientes.
- Nas receitas que levam toppings sem tomate, o alho é opcional.

Bom apetite! ;)

CONTATO

Rua Jacob Ely, 498 | Sala 04 | Garibaldi, RS 54 3462.1108 (54) 9 9990 1108 contato@spader.eng.br